março 31, 2005

George Orwell e as Galinhas

chickenvskidEstava eu, lendo um livro, quando de repente me deu uma vontade avassaladora de comer o frango que estava pronto para o jantar. Fui até a cozinha sorrateiramente, avistei-o no forno, peguei um pedacinho e coloquei no microondas. Esquentou cerca de vinte segundos, o frango tinha um molho de milho ou alguma coisa com sabor próximo a isso, levei-o a boca.
Logo na terceira ou quarta mordida o frango deu um pequeno estalo, isso mesmo ele explodiu. Será que ele estava vivo? Será que George Orwell tinha razão na sua revolução? Ah! Não os literatos nunca tem razão, são um monte de malucos po! Mas porque a droga do frango tinha se manifestado? Nunca tinha pensado que um pedaço de frango poderia me levar a uma reflexão filosófica, foi um momento tão mágico, algo tão introspectivo, mas que durou apenas um minuto. Não é que a droga do frango queimou minha boca? Como pode? Tamanha desavença. Morto, cozido, ao molho de milho e me faz uma sacanagem dessas? Pensei comigo, talvez esse frango devesse ser mais digno de viver do que muitos animais de outras estirpes, tais como os humanos. Animais que se ficam uma hora na fila do Miguel Couto pra serem atendidos reclamam veementemente, mas que se a mesma fila durar sete horas e for para comprar o ingresso pro jogo do fla-flu. Ah! Aí não tem problema, afinal eu também sou filho de Deus, né!
Depois de toda essa filosofia de cozinha, eu cheguei a uma conclusão. O meu lábio queimado eu posso cuidar; George Orwell tem sim, todas as razões do mundo; e quanto as galinhas? Bom, as galinhas, eu não como mais.

Texto desengavetado por Alex Mendes

março 30, 2005

Texto para a puta que te pariu

severinoEstou angustiado, boquiaberto, obnubilado ou qualquer outro adjetivo que queira dizer babaca com grandes eufemismos. O motivo? Perante a um sol de quarenta graus em pleno Rio de Janeiro, eu me vi obrigado a usar uma vestimenta preta, isso mesmo, agradável até certo ponto e desconfortável em todos os outros. E, tudo isso, porque um certo nordestino nasceu, se criou, se transformou num flagelado da seca, querendo flagelar todo um povo que está seco de dinheiro, e como todos sabem, jacaré no seco anda né! Portanto, que vá andar no do Severino. Aumentar o salário dos deputados de doze mil reais para vinte e dois mil reais, é um absurdo. Quisera eu, que minha barba crescesse do mesmo modo que o salário deles, quem sabe eu poderia me transformar de Herbert Viana a Marcelo Camelo em um dia, seria uma mudança meramente visual, é verdade, mas até que uma barba demonstra responsabilidade, experiência e firmeza; qualidades que esses "severinos" realmente não possuem, então Severino, vê se deixa o prestobarba de lado, quem sabe assim você não se torna um Lula (mudança meramente visual - segunda parte), pelo menos. Agora, na próxima vez que forem fazer luto em protesto a alguma decisão do governo, escolham o verde-limão, laranja, vermelho, branco ... O meu odor agradece.
Desengavetado por Alex Mendes

março 24, 2005

Texto para uma Quinta

O apêndice da sexta-feira. beerÉ claro que é também um dia de muito trabalho e de outras preocupações. Mesmo assim está marcado no sub-consciente das pessoas como o penúltimo dia útil da semana. Por isso é também uma ocasião em que se nota um ambiente apressado, uma correria desenfreada, tudo para não deixar qualquer problema para ser resolvido na última hora, isto é, no dia seguinte. Bom...talvez isso até valha em outros lugares, já que no Brasil tudo fica para a última hora, ou seja, sexta-feira!
Embora tenham semelhanças, como um dia de muito trabalho, a quinta-feira é, na verdade, uma terça ao inverso. Se no começo da semana a sensação comum é o alívio por se ter sobrevivido à uma segunda-feira, na quinta o que se sente é o alívio pela proximidade do sábado. Outra inversão que ocorre são os pensamentos: enquanto na terça o que se faz são reflexões sobre o que já se passou, dois dias depois as pessoas já estão fazendo previsões. Na linguagem matemática, a terça está para a segunda, assim como a quinta está para a sexta, em ordens proporcionalmente inversas.
Tem os que consideram a quinta o melhor dia para se divertir. Já é possível sentir a felicidade pela chegada do fim de semana. Alguns bares, principalmente os das regiões centrais das cidades, têm a quinta-feira como o dia mais lucrativo da semana. Até porque, convenhamos, é possível virar a madrugada de quinta para sexta e ir trabalhar, já que no sábado será possível dormir até mais tarde.
Mas segure o ímpeto nas quintas-feiras. É melhor guardar todas as energias para o dia seguinte que está por vir.

março 23, 2005

Um texto para uma Quarta

Esteja no encontro do meridiano de Greenwich com a linha do Equador ao meio dia do dia 6 de junho. cerebroÉ possível estar mais no meio do que isso? Sim! Basta viver com toda a intensidade uma quarta-feira, o dia do meio, a metade da semana. Nem tão longe da segunda, quando se começou a tocar os vários projetos dos mais diversos tipos ao redor do mundo, quanto da sexta, quando, enfim, para muitos, será o dia (ou a noite, dependendo da hora do fim do expediente) de relaxar, já que o fim de semana chegou.
Na verdade, a quarta-feira é um pouco de tudo: da reflexão da terça-feira e do planejamento que envolve a quinta (planejamento do fim de semana, que fique claro), da apreensão da segunda, e da alegria da sexta, mas nada com tanta intensidade quanto nos respectivos dias. Exatamente por essa razão há controvérsias quanto ao número de vantagens ser maior do que o de desvantagens em viver esse verdadeiro dia híbrido.
Mas pare e observe: é na quarta-feira que se pensa em tudo o que aconteceu e o que ainda pode acontecer no resto da semana. Não é uma reflexão, como ocorre na terça-feira, mas sim um pensamento mais prático, sobre o que já foi feito e o que ainda resta fazer para se ter um sábado (ou até a semana inteira mesmo) feliz.
Talvez a quarta-feira seja ideal tanto para os práticos quanto para os preguiçosos. Afinal de contas, quem começou a resolver os seus problemas no começo da semana tem grandes chances de vê-los resolvidos na quarta. Já quem ainda não conseguiu encontrar a solução para algo que precise solucionar tem ainda a quinta e a sexta para fazê-lo. Um dia para se ter a real noção de que há tempo para tudo. Até mesmo para ler essa crônica...

março 20, 2005

Powa!!

O anúncio interativo abaixo foi criado por uma agência de publicidade da África do Sul (Lowe Bull Johannesburg) para a POWA - People Opposing Women, uma ONG que luta contra o abuso sexual de mulheres. Quando o leitor tenta folhear a página, percebe que as folhas estão coladas. É possível ver apenas parcialmente que há uma imagem de pernas femininas sob um lençol. Ao puxar a folha, o adesivo vai cedendo e rasgando a página. Aí, sim, é possível enxergar e entender o anúncio: uma mulher nua deitada de pernas abertas. Logo abaixo está o título "If you have to force, it's rape" ("Se você precisa forçar, é estupro"). Batizada de Force, a peça levou Prata no Festival de Cannes 2003 e no Clio Awards 2004.POWA_rape

Li primeiro na Brainstorm#9

março 16, 2005

É Hoje!

DopeyHoje vou falar sobre política. E olha que sou daqueles que costumam não gostar de política e nem se envolver. Mas, oras, isso também é uma atitude política. Pensando bem, um assunto tão extenso e tão estendido não deve ser abordado assim levianamente por um não-gostador de política como eu. Afinal, eu poderia misturar juros com sáude e severino. Pois bem, hoje vou falar sobre a loucura. O tema sempre me fascinou. O homem que poderia viver acima das regras sociais, que poderia, segundo Foucault, dizer o que não pode ser dito. Mas sempre que penso sobre loucura uma angústia me pisoteia o peito. Daí ouço o barulho ensurdecedor de um ônibus, um comercial, gente falando, música, ventilador. Penso no homem moderno, essa relíquia de museu. Isso! Vou falar sobre pós-modernidade. A permanente busca de inovação; a alucinada preservação dos direitos do autor. Hoje vou falar sobre a idéia de transgressão que não deixa nada mais ser construído, sobre fragmentos de pensamentos, que separam-se como num piscar de olhos, como a edição alucinada de um Cidade de Deus. Boa. Hoje vou falar sobre cinema. Mais especificamente sobre o trabalho de Bernardo “Último Tango em Paris” Bertolucci, aniversariante do dia. Foi BB, 65 anos, quem me apresentou Liv Tyler - que esteve muito melhor como ninfa em Beleza Roubada do que elfa em Senhor dos Anéis. Hoje vou falar sobre anéis. Saturno, ânus, bijuterias. Não. Vou falar sobre os dias da semana, mas acho que alguém já tratou disso. Hoje vou falar sobre o tempo, então; sobre os super-heróis da minha infância, sobre a vida ou sobre o esquecimento. Mas acho que vou acabar mesmo é não falando de nada.

março 12, 2005

Um texto para uma terça

Apesar de tudo, a segunda-feira, por mais que se tente amenizar,Terças, na WBtv! é um dia ainda muito temido. Então, por isso mesmo, a terça-feira pode ser considerada um dia de alívio. Porque, ao menos que ocorra um imprevisto, tudo aquilo que provocava uma certa agonia nos dois primeiros dias da semana agora pode ser considerado (ao menos é bom acreditar nisso) um assunto encaminhado para uma resolução.
Exceto esse alívio, a terça-feira é um dia sem maiores atrativos ou características marcantes. Nem ao menos é o meio da semana. É, na verdade, um dia em que se mantém o cotidiano, assim como na véspera e no dia seguinte. O momento da semana em que não se pode pensar em outra coisa a não ser trabalhar ou/e estudar, embora exista aqueles que conseguem encontrar em plena terça-feira um momento de diversão que na verdade seria melhor desfrutado da quinta-feira em diante.
Imagine, portanto, a típica rotina de uma pessoa que pode ser considerada normal (se é que isso existe): acordar de manhã, tomar café, ir trabalhar, almoçar, voltar ao trabalho, ir para alguma atividade extra, voltar para casa, jantar, ter um momento de lazer em casa para logo depois ir dormir. Numa terça-feira, não existe muita perspectiva de que isso vá mudar. É o momento da semana em que a única certeza que se tem (salvo algum imprevisto, como já foi dito) é que a quarta-feira será mais um dia igualzinho ao que foi vivido na véspera, no que diz respeito ao esquema da rotina, já que nunca um dia é igual ao outro.
Mas já que grandes sobressaltos não são esperados, é um momento para organizar melhor a vida, trabalhar, estudar, pois não há atrações que possam desviar a atenção da clássica rotina. Para aqueles que gostam de viver os finais de semana de maneira intensa, como se fossem os últimos dias de suas vidas, a terça-feira é ideal para, digamos, relaxar. Pode parecer estranho, mas às vezes viver um dia pacato, na velha rotina, pode significar uma espécie de descanso, já que não haverá atividades "olímpicas" que possam ocasionar num maior desgaste.
Na verdade, esse momento da semana é ideal para se fazer uma reflexão. Pode parecer um dia insosso, mas seria possível dizer que só nesse instante pode ser percebido o real padrão de vida de uma pessoa, já que tudo o que faremos nesse dia não será nada além do básico.
Diga o que quiser sobre a terça-feira, mas na verdade é um dia absolutamente essencial. Do contrário, seria impossível chegarmos na quarta.

março 10, 2005

Entre época que se escrevia e outra que se lê : Bula de remédio

Esse soneto se chama " EU", porém acredito que todos os sujeitos e pronomes já pretenderam expressá-lo. Portanto, partindo do princípio de que, algumas vezes, há pessoas que expressam melhor a nossa dor, gostaria de dividi-lo com vocês.


" Eu sou a que no mundo anda perdida,
eu sou a que na vida não tem norte,
sou a irmã do sonho, e desta sorte
sou a crucificada...a dolorida...

Sombra de névoa tênue e esvaecida,
e que o destino amargo, triste e forte,
impele brutamente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida!...

Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que chamam triste sem o ser...
Sou a quem chora sem saber por quê...

Sou talvez a visão que alguém sonhou.
Alguém que veio ao mundo pra me ver
e que nunca me encontrou!"

(Florbela Espanca)

Florbela Espanca é uma das maiores poetisas da língua portuguesa e escreveu esse soneto em 1894. Engraçado, hoje, 2005... não consigo escrever nada e alivio minha dor com algumas gotinhas de Rivotril.

março 09, 2005

Texto para uma Segunda

Chegou o dia que é visto garfieldpor muitos como o mais temido da semana, por todas as causas já ditas no texto de ontem, sobre o domingo. É quando se põe à prova tudo que deixamos engatilhado na semana anterior para ser resolvido. Por isso mesmo cresce a tensão e a expectativa para saber se tudo dará certo. Mas na verdade, todo esse temor não sobrevive até o fim da manhã, já que depois do meio-dia as pendências já estão (ou pelo menos deveriam estar) resolvidas, ou encaminhadas para isso. É possível dizer, então, que finalmente a semana começou. E estando iniciado o próximo ciclo de sete dias, a segunda-feira perde o seu caráter tenebroso e ganha ares de um dia como outro qualquer. Além de ser temida, a segunda é também o dia em que projetos são (ou tentam ser) iniciados: a famosa dieta após um fim de semana gordo, a prática de exercícios, a promessa de maior empenho no trabalho ou nos estudos...enfim, é um dia sobrecarregado, afinal, tudo fica para a segunda-feira. É inegável o alívio que muitos sentem ao chegarem no fim do dia e observarem que tudo acabou dando certo, ou, ao menos, não deu errado. Mesmo assim, caso haja algum problema, existe um consolo: amanhã dá pra resolver, afinal é terça-feira! E é aí que mora o perigo, pois se na terça-feira o obstáculo que impede a resolução do problema persistir, as providências já começam a serem adiadas, porque terça é quase quarta, já está no meio da semana...portanto, aí vai um conselho: tente livrar-se dos problemas logo na segunda, para que a semana possa ser melhor aproveitada e os compromissos sejam menos enfadonhos. Na verdade, todos deveriam receber uma injeção de adrenalina na veia todas as segundas-feiras, porque a melhor maneira de viver esse dia é com disposição, desde, e principalmente, o momento em que se acorda. É isso, ou esse dia continuará sendo temido e estragando os domingos. Seria possível até fazer um slogan: "Por um domingo melhor, viva bem a segunda-feira!!!"

março 08, 2005

Texto para um Domingo

lazyhomerÉ visto por muitos como a parte mais tenebrosa da semana, principalmente pelas crianças, embora tenha a imagem vinculada a um dia feliz (quem nunca ouviu falar sobre a "felicidade" de se passear aos domingos usando uma roupa nova para ir ao cinema e tomar um sorvete?). Isso acontece porque, na verdade, o domingo nada mais é do que o prenúncio da segunda-feira, o mais temido dos dias. Exatamente por isso é necessário ressaltar a agonia das crianças, embora ela exista em muitos adultos também: é de causar dor de barriga a expectativa de uma semana inteira de aula que está para chegar. Mas essa dor pode piorar, e muito, se por acaso o dever de casa ou a pesquisa pedida pela professora não tiver sido feita. Isso também explica o elevado índice de depressão e de febre em crianças com idade escolar no início da semana. A dor de barriga pode se tornar ainda mais intensa devido ao esporro iminente dos pais e, o pior de tudo, à certeza de uma advertência que deve ser levada na terça-feira assinada "pelos pais ou pelo responsável", prolongando assim a agonia até quase o meio da semana. Esse contexto pode perfeitamente ser adaptado à vida adulta. Embora a tensão às vezes seja menor, as conseqüências podem ser relativamente piores, acarretando até mesmo em úlceras e dores de cabeça fortíssimas.
A televisão também contribui para o aumento da agonia dominical. Internautas de todo o país, através da comunidade "Traumas de Infância", no Orkut, declararam já terem sofrido muito no momento em que dois dos programas de maior audiência da TV, o "Fantástico" e o "Show de Calouros" terminavam. Mas é claro que o domingo também tem um lado agradável. Afinal de contas, o fim de semana é esperado por todos justamente porque é um período de folga. E o sábado só é idolatrado da maneira que é porque logo depois tem um domingo para garantir a folga por completo. Por essa razão, o primeiro dia da semana não pode ser totalmente execrado. Mas ele pode ficar melhor caso, por exemplo, haja um feriado na segunda, embora seja considerado um dia perfeito se houver um feriado na terça. Entretanto, a tensão dominical pode ser atenuada. Basta estar satisfeito com o trabalho (ou com a vida, dependendo de quem fala) e o domingo pode se tornar um dia agradável, afinal é um dia de muitas atrações: o jornal é sempre maior, o café da manhã quase sempre é na hora do almoço, é o dia em que saem as revistas semanais, é dia de futebol, dia de indicação ao paredão no "Big Brother" (há controvérsias quanto a isso ser vantagem ou não), etc, etc. Estando-se satisfeito, pode ser até um dia esperado, exatamente pela proximidade com a segunda-feira e a oportunidade de se pôr mãos à obra. Em suma, o domingo é um dia que desperta paixão e ódio. Na verdade, é como aquele ideal que ecoava no país durante a década de 70: domingo - ame-o ou deixe-o...na verdade não dá pra deixar de viver os domingos...então...durma o dia inteiro!

março 02, 2005

Comemorações dos 440 anos do Rio

copacabana
Foto de capa de O Globo, 2 de março de 2005