Um texto para uma terça
Apesar de tudo, a segunda-feira, por mais que se tente amenizar, é um dia ainda muito temido. Então, por isso mesmo, a terça-feira pode ser considerada um dia de alívio. Porque, ao menos que ocorra um imprevisto, tudo aquilo que provocava uma certa agonia nos dois primeiros dias da semana agora pode ser considerado (ao menos é bom acreditar nisso) um assunto encaminhado para uma resolução.
Exceto esse alívio, a terça-feira é um dia sem maiores atrativos ou características marcantes. Nem ao menos é o meio da semana. É, na verdade, um dia em que se mantém o cotidiano, assim como na véspera e no dia seguinte. O momento da semana em que não se pode pensar em outra coisa a não ser trabalhar ou/e estudar, embora exista aqueles que conseguem encontrar em plena terça-feira um momento de diversão que na verdade seria melhor desfrutado da quinta-feira em diante.
Imagine, portanto, a típica rotina de uma pessoa que pode ser considerada normal (se é que isso existe): acordar de manhã, tomar café, ir trabalhar, almoçar, voltar ao trabalho, ir para alguma atividade extra, voltar para casa, jantar, ter um momento de lazer em casa para logo depois ir dormir. Numa terça-feira, não existe muita perspectiva de que isso vá mudar. É o momento da semana em que a única certeza que se tem (salvo algum imprevisto, como já foi dito) é que a quarta-feira será mais um dia igualzinho ao que foi vivido na véspera, no que diz respeito ao esquema da rotina, já que nunca um dia é igual ao outro.
Mas já que grandes sobressaltos não são esperados, é um momento para organizar melhor a vida, trabalhar, estudar, pois não há atrações que possam desviar a atenção da clássica rotina. Para aqueles que gostam de viver os finais de semana de maneira intensa, como se fossem os últimos dias de suas vidas, a terça-feira é ideal para, digamos, relaxar. Pode parecer estranho, mas às vezes viver um dia pacato, na velha rotina, pode significar uma espécie de descanso, já que não haverá atividades "olímpicas" que possam ocasionar num maior desgaste.
Na verdade, esse momento da semana é ideal para se fazer uma reflexão. Pode parecer um dia insosso, mas seria possível dizer que só nesse instante pode ser percebido o real padrão de vida de uma pessoa, já que tudo o que faremos nesse dia não será nada além do básico.
Diga o que quiser sobre a terça-feira, mas na verdade é um dia absolutamente essencial. Do contrário, seria impossível chegarmos na quarta.