março 24, 2005

Texto para uma Quinta

O apêndice da sexta-feira. beerÉ claro que é também um dia de muito trabalho e de outras preocupações. Mesmo assim está marcado no sub-consciente das pessoas como o penúltimo dia útil da semana. Por isso é também uma ocasião em que se nota um ambiente apressado, uma correria desenfreada, tudo para não deixar qualquer problema para ser resolvido na última hora, isto é, no dia seguinte. Bom...talvez isso até valha em outros lugares, já que no Brasil tudo fica para a última hora, ou seja, sexta-feira!
Embora tenham semelhanças, como um dia de muito trabalho, a quinta-feira é, na verdade, uma terça ao inverso. Se no começo da semana a sensação comum é o alívio por se ter sobrevivido à uma segunda-feira, na quinta o que se sente é o alívio pela proximidade do sábado. Outra inversão que ocorre são os pensamentos: enquanto na terça o que se faz são reflexões sobre o que já se passou, dois dias depois as pessoas já estão fazendo previsões. Na linguagem matemática, a terça está para a segunda, assim como a quinta está para a sexta, em ordens proporcionalmente inversas.
Tem os que consideram a quinta o melhor dia para se divertir. Já é possível sentir a felicidade pela chegada do fim de semana. Alguns bares, principalmente os das regiões centrais das cidades, têm a quinta-feira como o dia mais lucrativo da semana. Até porque, convenhamos, é possível virar a madrugada de quinta para sexta e ir trabalhar, já que no sábado será possível dormir até mais tarde.
Mas segure o ímpeto nas quintas-feiras. É melhor guardar todas as energias para o dia seguinte que está por vir.