abril 22, 2005

A Última Enciclopédia

wikipediaEu achei a idéia fantástica. Uma enciclopédia livre e gratuita, feita a partir da colaboração dos próprios usuários. Essa é a Wikipédia, projeto criado por Jimmy Wales e Larry Sanger, em janeiro de 2001, que já tem sua versão em língua portuguesa. A mecânica de funcionamento é simples e cada leitor pode ser também um colaborador, acrescentando seus próprios verbetes ou alterando dados nos verbetes que já existem.
O Wikipédia trabalha a partir de um wiki, uma rede de páginas web que podem ser modificadas através de um navegador comum, como o Internet Explorer, por exemplo. Isso significa que, a todo momento, qualquer pessoa pode modificar qualquer conteúdo de uma página. O usuário pode, inclusive, ajudar no desenvolvimento do “software colaborativo” que é o suporte por trás dessa enciclopédia virtual.
Entre outros projetos de colaboração voluntária relacionados temos o Wikcionário, que um dia pode tornar-se o dicionário mais completo jamais escrito, o Wikiquote, uma coleção de citações de pessoas proeminentes, livros e provérbios, e o Wikinews, que pode transformar nossa concepção de jornalismo. Imagine uma página de notícias onde qualquer um pode escrever e alterar qualquer informação... Estarão as agências de notícias com os dias contatos? Ou será somente mais uma página de internet cheia de lixo e achismos? Eu acho que não.