fevereiro 18, 2005

BYE BYE ( Diretores do) BRASIL !!!

Temo em dizer que me choquei ao ler a última declaração de Bruno Barreto, pois vivem falando que a classe cinematográfica é facilmente afetada. A bomba explodiu no jornal O Globo do dia 16 de fevereiro. Barreto Filho dizia que existem muitos diretores de cinema no Brasil. Metade da espécie deveria fazer outra coisa, como dirigir táxi, trabalhar como dentista, virar comerciante.
Até agora não sei a quem Bruno Barreto quis afetar. Confesso que adoraria pegar um táxi para a faculdade conversando com Cacá Diegues, mas também odiaria extrair um dente com Nelson Pereira dos Santos.
O que será que ele quer dizer com isto ?! Que há muitos diretores e poucos projetos realizados ?! Se for, Barretão Pai não ensinou direito ao Barretinho Filho. O problema é a escassez de recursos e incentivos públicos e/ou privados para a realização cinematográfica e não a “quantidade” de diretores de cinema. E como se a quantidade fosse o problema, e não a qualidade. O que há de errado se o mercado cinematográfico está cada vez mais borbulhando?
Acredito que Barretinho se expressou mal. Ele deve ter dito algo relacionado aqueles que não estudam e já se consideram prontos para dirigir um filme ; aqueles “ atores-modelos-apresentadores” que do nada realizam um longa, ou até mesmo daqueles que já herdam um sobrenome de film maker, vão para o exterior e se casam com atrizes americanas.
Vamos esperar. Barretinho vai explicar melhor sua teoria demográfica. Enquanto isso, a gente manda Nelson Pereira dos Santos plantar Mandacaru Vermelho, Walter Salles criar uma cooperativa de motocicletas na Central do Brasil, Fernando Meirelles virar comerciante na Cidade de Deus, Jorge Furtado se formar em odontologia na Ilha das Flores, e ..enfim, quer saber ?!
Bruno Barreto !! Vá tocar sua Bossa Nova no Casamento de Romeo e Julieta !!