fevereiro 17, 2005

Tsunami? Reclame com Moisés

Muito já se sabe sobre os fenômenos geológicos que provocaram os grandes terremotos e maremotos no sul da Ásia. Mas sem querer tripudiar com o ocorrido e pegando carona na onda das tsunamis (sem trocadilho, por favor!) é possível encontrar outros fatores físicos e até mesmo religiosos para explicar o ocorrido. Essas novas explicações serão melhor digeridas por aqueles que acreditam nas palavras da bíblia sagrada. Embora eu não seja uma pessoa religiosa, é interessante observar o assunto do desastre sob um outro ponto de vista.tsunami01
Diz a terceira lei de Newton: a toda ação corresponde uma reação com a mesma intensidade, mesma direção e sentidos contrários. Deixando isso claro, vamos ao livro Êxodos, da bíblia, no trecho em que se relata a passagem dos seguidores de Moisés pelo Mar Vermelho, quando com uma só cajadada o profeta abriu um caminho pelas águas. Para os crentes, que não são poucos, este fato teria realmente ocorrido. Sendo assim, o fenômeno geológico que se abateu sobre e sob a Ásia nada mais seria (veja bem: SERIA) do que uma reação a tal relato bíblico.
michelangelo O mais interessante disso tudo é perceber que essa é uma das poucas vezes em que passagens da bíblia e fenômenos físicos se encaixam de uma maneira tão coerente. Uma coisa leva à explicação da outra. Seriam novos tempos no reino dos céus? Estaria Deus incomodado com as críticas que recebe dos ateus por seus milagres nunca terem uma explicação cientificamente correta?
É uma pena que o livro sagrado, diferentemente de outras publicações como os dicionários e o livro dos récordes, não seja atualizado periodicamente. Caso fosse, daqui a algumas gerações os fiéis leriam que 2004 anos e um dia depois de ter mandado seu filho à Terra, o Todo Poderoso resolveu abater toda a sua fúria sobre a morada dos pecadores para enfim dar um argumento lógico a um dos relatos mais importantes publicado na sua, digamos, biografia.
Assim na Terra como no céu...