setembro 20, 2005

Relatos de um irmão


Hoje meu irmão me contou uma daquelas estórias que você tem vergonha contar. Ele estava saindo da faculdade, e um amigo falou :
- Vamos pegar o 438 via Rebouças ? É mais rápido !
Meu irmão olhou ...pensou e disse:
- Não ! Vou pegar o 432 mesmo, que vou de ar condicionado. Tá muito calor pra andar até o outro ponto...
Assim, meu irmão seguiu a caminho do seu autêntico 432. No ponto, comprou uma garrafa de água de côco e recebeu a noticia do trocador:
- Não tem 432 com ar condicionado hoje.
Com a cara de bunda, meu irmão ficou com preguiça ( sempre o famoso pecado) de alcançar seu amigo no sol escaldante da Gávea. Como viu que não tinha muito o que fazer, entrou no 432 sem ar condicionado mesmo.
O calor era infernal, o calor ia derreter as paredes do coletivo, ele pensava. Mas não abriu mão de sua escolha e revirou a mochila para ouvir seu disk man. Na semana seguinte haveria um show dos Los Hermanos, e nada como um bom e longo passeio de ônibus para decorar as letras do disco novo. Enfim, aonde eu tava ? Sim ,ele abrira a mochila e viu o disk man vazio. O cd se encontrava em casa , no aparelho de som.
Sem nada para fazer, ele ficou sem música. E quando a gente fica sem música no ônibus, a gente presta atenção no ônibus. – quando eu escuto o disk man no transito, acho que estou num clipe, deixo os cabelos voando e tal – Ele começou a notar que uma família de baratas andava pelas paredes do tão almejado e agora enojado 432. Pulando de cadeira em cadeira, ele foi pensando que seu amigo, certamente já estaria em casa, e o invejou muito. Com a atenção dobrada, pela família do inseto que deveria ter nascido órfão, ele viu que o coletivo fazia um caminho mais longo do que o normal. Com o corpo pingando de suor, ele pensava estar no inferno. Aos poucos, foi relaxando até sentir os efeitos da água de côco que havia tomado no começo dessa estória.
Pra resumir , a aventura durou em torno de 2 horas. A Tijuca nunca fora tão longínqua e tão sábia: nunca mais ele recusou o convite de seu amigo, nunca mais ele bebeu água de côco ao entrar num ônibus, nunca mais ele esqueceu qualquer cd em casa.
O nome do meu irmão ? Murphy , é claro !